E se os Sistemas não forem CULPADOS?

E se os Sistemas não forem CULPADOS?

Tem sido frequente ou muitas vezes com frequência ouço, que a culpa é do sistema utilizado. Antes jogava em 4x4x2 e agora passou para um 4x3x3, podendo-se dizer o mesmo em quaisquer sistemas utilizados (futebolisticamente falando). Parece-me na verdade , uma blasfémia, uma cobardia, uma falta de cultura futebolística e mais…uma verdadeira falta de respeito ao carácter e antiguidade (idade) dos sistemas de futebol. Sistemas tácticos em Futebol, existem mais de 50 e todos e qualquer um deles , não são mais que uma escolha “unipessoal“de qualquer treinador. Se ninguém o quiser fazer, a defesa dos sistemas tácticos, permitam-me que seja eu que o faça. OS SISTEMAS NÃO TÊM CULPA (de nada). Eles (os sistemas) nem pedem para ser os escolhidos e quase que posso jurar, que alguns bem preferiam ser : não escolhidos.
Afinal dirão eles: Que culpa temos nós de sermos mal utilizados, ou que nos utilizem sem imaginação? Arre…que isto é demais.
Acrescento eu. Que culpa têm os sistemas, se cada uma das zonas destacadas e não utilizadas na sua amplitude geométrica, não forem analisadas tentando perceber o que acontece ou poderá vir a acontecer em cada uma delas. A estas zonas eu chamo-lhe *sub-sistemas* sub-dividido especificamente em , micro-sistema, meso-sistema e macro-sistema, em função da distância onde a bola está a ser disputada, zona que normalmente chamo de 1×1 ou das habilidades individuais.
Não sei se posso arriscar perguntando, mas vou mesmo arriscar: AFINAL que culpas têm os Sistemas de serem utilizados sem Imaginação?

Leave a Reply