Portugal x Áustria

Portugal x Áustria
Comentários fechados em Portugal x Áustria

PORTUGAL x ÁUSTRIA

Uma forma simples de olhar….

 

É preciso diferenciar três aspectos que contribuem para a execução de um sistema táctico adoptado por uma equipa.

Existem três tipos de tácticas, e todas elas devem ser levadas em consideração.

 

Táctica Individual: é a função desempenhada por cada jogador dentro de uma proposta colectiva. Ao Técnico compete estabelecer de maneira clara e eficiente o papel de cada jogador em função das suas caracteristicas. Envolve as orientações sobre as movimentações de cada jogador, na postura ofensiva e defensiva.

 

Táctica de Grupo: é a estratégia dirigida a cada sector específico(defesa-meio/campo-ataque). Envolve as atribuições de cobertura, apoio às marcações, linhas de passe e triangulações, ocupação e abertura de espaços.

Conforme suas tácticas individuais, todos precisam saber como se vão auxiliar uns aos outros quer na organização defensiva assim como nos movimentos ofensivos.

 

Táctica Colectiva: é a estratégia escolhida para toda a equipa, aquilo “dos números”, responsável por interligar e fazer inter-agir os principios culturais do jogo (as movimentações de sistemas).

Fica claro que o sucesso da táctica colectiva depende da forma comos os jogadores entendem e executam o que treinador define das funções de cada jogador (tácticas individuais) e a movimentação ordenada de cada setor (tácticas de grupo).

Apenas definir o sistema tático, sem o cuidado de organizar as partes e as individualidades, será sempre insuficiente.

 

E foi na Táctica de Grupo (sector meio/campo) que Portugal esteve menos bem. Foram lentas (pouco intensas) , as velocidades de movimentação (ocupação de espaços livres na procura de superiodade numérica). Claro que bastaria um golo (das muitas oportunidades) para se dizer que tudo esteve bem , mas isso nunca seria a verdade do que aconteceu. Não sou um crítico negativista , mas sim um “pensante” que acredito que Portugal (TODOS) podem fazer muito melhor.

FORÇA PORTUGAL….

Comments are closed.