PORTUGAL x GRÉCIA (direito à expectativa)

PORTUGAL x GRÉCIA  (direito à expectativa)
Comentários fechados em PORTUGAL x GRÉCIA (direito à expectativa)

Não em termos de treinos , mas de jogos , este foi o inicio da preparação para o mundial do Brasil. Mundial onde na minha opinião todos temos o direito de ambicionar mais do que um comportamento suficiente. Sim porque temos de deixar de ser medíocres na distribuição das ambições. Porque não , sermos todos ambiciosos ?

_

Jogo de preparação! Um dos tais jogos , que afinal para tudo servem. Servem para dar ritmo a jogadores , aperfeiçoamento de sistemas e estratégias, que se imaginam capazes de dar vida a um modelo de jogo idealizado em função de todos os conteúdos devidamente escolhidos. Continuarão a servir para justificar como “tentativas de evolução” , de teorias por vezes mal definidas. O que não tenho dúvidas é que ninguém se prepara para fazer coisas estúpidas e que preparar a ganhar é muito mais construtivo que preparar sem ganhar ou até mesmo a perder. Não começou mal a seleção portuguesa , embora não concorde que tenha começado bem. Teve 18/20 minutos de jogo , onde foi capaz de ser melhor que o adversário, partindo depois para um jogo controlado mas sem soluções. Bem na transição sistémica entre a zona de iniciação e construção mas sem capacidade criativa , nem magia , para utilizar a zona de finalização.

_

Os sistemas que utilizou como base , mais o primeiro que o segundo (com a entrada de Ruben Amorim alterou) pouco poderiam extrair em função das características dos jogadores. Com dois médios interiores (William e M.Veloso) de pouca capacidade criativa , aliados um defesa esquerdo que faz superiormente o progressão para uma ocupação de espaços ofensivos , mas que lhe falta depois magia e criatividade ofensiva , é difícil fazer melhor. Ainda por cima quando no outro lado está uma equipa matreira , que com apenas com 12 golos se apurou para o Mundial. Logo é uma equipa que sabe ser organizada , e Portugal melhor que ninguém sabe disso. Basta Recordar o Europeu de 2004 e dezoito anos sem lhes conseguir ganhar. Cada jogo é um jogo. E no Mundial todos os estímulos serão bem diferentes.

_

Diz o povo e há muitos anos: é melhor prevenir que remediar. E porque todos merecem respeito , será muito bom , não entrarmos por esse caminho de que faltaram os melhores. Porque segundo o selecionador nacional estes são os melhores 23 do momento em Portugal. Não foi bom. Mas na verdade , também não foi mau.

VAMOS LÀ PORTUGAL.

Nota: Atenção que dois dos três jogos da fase inicial do Mundial serão muito semelhantes a este.

Comments are closed.