SER LÍDER. PODE-SE SER LIDER POR SER FELIZ?

SER LÍDER. PODE-SE SER LIDER POR SER FELIZ?

SER CAJUDIANO
 

Digo que sou assumidamente cajudiano , porque foi com ele que trabalhei e aprendi e é com ele que troco ideias. Ele é o meu mestre. É um treinador que me deu tudo e eu fui-lhe sempre fiel ,confessa…PALAVRAS DE UM NOVO LÍDER (Nascimento)

         Daí que possa confessar que ser LÍDER é sentir a felicidade ao poder ler estas palavras, ditas por um ex-colaborador num jornal nacional.

         Na verdade o principal legado de um LÍDER é a sua capacidade de formar novos Líderes. O verdadeiro LÍDER não forma seguidores , forma sim novos líderes.

         A minha convicção e receita para identificar-mos um novo LÍDER e por isso recomendo , é , analizarmos se eles , sabem “conviver com as pessoas , e ir buscar a elas o que há de melhor”. Talvez que a pressa que muitos tem em crescer, possa ser actualmente um mar de dificuldades. Umas vezes o mar está calmo , outras com ondas gigantescas.

         A curto prazo é fácil , direi até muito fácil….ser LÍDER. Dificil é gerar ao longos dos tempos , ideias que tenham capacidade de constants adaptações , e que possam ser aprendidas por pessoas que se queiram preparer para liderar e assumir posições.

          E porque me sinto feliz? Ou porque me sinto LIDER por me sentir feliz ?

          Porque agora sei que estive correcto , quando:

  • Ø Nas minhas ausências , nunca deixei planos escritos para os meus colaboradores cumprirem.
  • Ø Deleguei responsabilidade, desenvolvendo o potêncial próprio de liderança , nas pessoas da minha equipa.
  • Ø Quando soube ouvir e incentivar os meus colaboradores a terem ideas e a discuti-las às vezes com dureza. Fácil seria não admiti-las.
  • Ø Quando tentei ensinar as outras pessoas a serem Líderes e não “tarefeiros”.

 Que bom ver um ex-díscipulo ser simpatico , elegante e até reconhecido.

 Se estou Feliz ? Claro…. E MUITO.

Se me sinto LÍDER ? Legitimamente SIM

 Feliz primeiro que tudo , por ver os passos de sucesso, do meu ex-colaborador e GRANDE AMIGO.

          As palavras dele significam para mim, conteúdos de LIDERANÇA. Liderar outras pessoas , começa por nos liderarmos bem a nós próprios. Afinal, nunca será possível , passarmos aos outros , aquilo que não temos. Temos de ter muitas qualidades: integridade , noção das prioridades , visao , disciplina pessoal , capacidade para resolver problemas , attitude pró-activa e muitas outras coisas. E FAZER TUDO ISTO, SEM QUE SE NOTE MELHOR AINDA.

        O mundo ficará sempre melhor se bons Lideres formarem novos BONS LÍDERES e não seguidores.

              Vamos em frente. Tenho mais caminho para caminhar…

Leave a Reply