Treinador

Treinador
Comentários fechados em Treinador

Captura de ecrã 2014-10-6, às 下午11.26.27

Ser um treinador no futebol moderno tornou-se uma profissão complexa que inclui entender , compreender e ser capaz de uma aplicação efectiva de diferentes princípios, conhecimentos e habilidades. O treinador deve comunicar bem, tomar decisões acertadas sob grandes pressões e ser capaz de lidar com diferentes jogadores, culturas , religiões. Deve possuir amplos conhecimentos de futebol e capacidade para organizar e implementar programas com sessões de treino de qualidade para seus jogadores. Precisa também de uma capacidade táctica afiada e uma força de caráter suficiente para lidar com o stress causado pela crescente demanda do sucesso imediato.

Existe uma quantidade enorme de treinadores gostariam de alcançar os seus sonhos desportivos, no entanto, nem todos o conseguem e muitos acabam mesmo por cair no esquecimento.

A chave para um melhor desempenho é a capacidade que cada um deve ter para aumentar e melhorar em cada dia , as suas aptidões . Nesta melhoria e busca da máxima performance, existem dois desafios fundamentais. A primeira é saber onde você quer ir e o segundo refere-se ao que se está disposto a fazer para alcançá-la.

Não devemos esquecer que o futebol está cheio de exemplos de atletas que, apesar de sofrerem grandes decepções , acabam por conseguir os seus objectivos principais .

No entanto, nem sempre se consegue o que se quer, muito embora estas duas características acima descritas sejam cumpridas. A estrada é muito longa e áspera e cheia de obstáculos para serem superados.

A um treinador exige-se cada vez mais , conhecimentos e experiências que vão muito para além das aquisições feitas numa carreira de atleta.

Para além dos imprescindíveis conhecimentos técnico tácticos e da possível capacidade de demonstrar correctamente as técnicas, ser treinador exige um conhecimento multidisciplinar e o desenvolvimento de um conjunto de habilidades próprias no âmbito das competências para o ensino.

Sem a utilização de uma excelente psicologia/filosofia orientadora , que levem a uma participação motivada dos atletas não haverá progressos nem êxitos possíveis , daí que um treinador tenha de ser capaz de provocar esse interesse e motivação dos que treinam e aprendem com ele.

Afinal , ser Treinador é muito mais do que isso.

Comments are closed.