
Visto do outro lado!!! (China)
Completei o meu 1ºmês desta segunda estadia na China. Fiquem tranquilos eu não pretendo fazer o discurso “do coitadinho” , fazendo como que um testamento sobre os vários “choradinhos” de cada tipo de saudades.
Na verdade a não ser a Familia e alguns amigos que razões terei eu para sentir grandes saudades. Nos dois ultimos anos em que trabalhei em Portugal , os clubes a quem dei o meu melhor não me pagaram. Motivo para ter saudades?
Vejo agora , nos jornais , que provavelmente a Liga que organiza os campeonatos profissionais talvez nem dinheiro tenha, para começar os mesmos . Motivo para ter saudades?
O desemprego não baixa , os salarios continuam a diminuir, e com um pouquinho de esforço consigo ter saudade dos impostos (mas dos antigos) já os actuais nem vale a pena falar porque em breve vão deixar de existir (adivinham-se mais aumentos). Dos comentários e comentadores do ultimo Mundial ,também o tempo ainda não permitiu fazer saudades e penso que felizmente nunca o irá permitir .
Também não quero que acreditem que vos vou falar de maravilhas da minha vida na China. De qualquer forma agradeço , pelo tempo que ocupo para tentar descobrir e entender (aprender) a cultura Chinesa e os seus costumes. Assim o tempo é vivido de outra forma e não se perde a tentar entender tanta “Jumentice comtêmporanea de criatividade portuguesa”.
Completamos 21 treinos nos quais estão incluidos 2 jogos particulares . Estou grato a todos pela extraordinária vontade de quererem colaborar comigo. Fizemos como disse 2 jogos particulares de preparação. Eu sei que é muito melhor preparar a ganhar do que a perder, mas diz-me a “experiência, que experiências não se repetem”. O melhor é pensar mesmo em fazer ainda melhor. 4-0 e 3-0 podem ser nesta altura areia demais para o carro que conduzo. Faremos amanha o primeiro jogo oficial para a Taça da China. Prova onde o clube não tinha o minimo de ambições , mas que em poucos dias consegui modificar . O adversário é um dos melhores clubes Chineses da Super-Liga. De derrota antecipadamente aceite , passamos ao estado de pensar em ganhar sem qualquer tipo de arrogância. Afinal os jogos (todos) são ou não para tentar ganhar?
Claro que mesmo que vos queira escrever que tudo podem ser rosas na vida é bom sempre saber que as mesma têm espinhos.
Também senti dificuldades e também estou feliz por isso, porque a cada uma que aparece eu dou sómente uma solução positiva.
As dificuldades de habitar neste País continuam a deixar-me entusiasmado , porque ao vencê-las , cultivo a alegria de vencer , ainda por cima quando tudo é estranho, dificil e acima de tudo penoso para quem vem habituado a uma cultura e costumes diferentes em todos os sentidos.
Trabalhar sem o meu melhor amigo e extraordinário colega treinador (Rui Nascimento) não é fácil. Em quase todos os meus sucessos a sua marca estará sempre visivel , mas a realidade agora teve de ser outra. Claro , que também temos os problemas da alimentação , ainda por cima num País onde tudo que tenha quatro patas e não seja mesa é considerado comida. Depois de entender que segundo antigos costumes Chineses , um “velho homem” ainda pode casar mesmo depois da morte ,maior foi a minha decisão de ser cada vez melhor , mais forte , e muito mais determinado em aprender. Afinal a vida torna-se extraordinária quando conseguimos observar os seus pequenos detalhes e também cada gesto , cada momento e cada sentimento. E por querer continuar a aprender é muito bom saber o que quero aprender.Ter conhecimento é ser capaz de pegar uma informação em qualquer lugar , conseguir transporta-la e ser capaz de a pôr em prática. Conhecimento não é só um acumular de informação, mas sim competência para a acção. Chega de colecionadores de diplomas.
Obrigado Portugal , gostava de ter mais saudades!
Nota: entender Chineses é muito mais fácil que tentar entender o nosso Governo , que não nos entende a nós , mas entende bem os Alemães.
